O QUE PODEMOS FAZER PARA DEIXAR ALGUMAS PREPARAÇÕES MAIS SAUDÁVEIS?

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Uma das coisas que gosto, quando estou em casa e com tempo, é cozinhar!!! Quem me acompanha no instagram (@mrlbarreto) sabe disso!!!rs Mas como podemos conciliar uma culinária saudável com pratos mais saborosos???? Primeiramente, existem três pontos críticos na confecção dos pratos: o tipo de ingredientes que utilizamos, a quantidade e o tipo de confecção culinária. Então vamos lá:

Ingredientes

A Gordura que geralmente uso no preparo dos pratos quentes é o óleo de canola, o azeite extra-virgem deixo para temperar as saladas. Estes dois óleos são ricos em ácidos graxos monoinsaturada (o que chamamos de “gordura boa”). O consumo desse tipo de gordura traz vários benefícios para a saúde, especialmente na prevenção de doenças cardiovasculares.

O Tempero do alimento é um fator determinante na qualidade sensorial dos pratos. Neste fator, o sal assume um papel importante na preparação dos pratos. Ele é um dos ingredientes mais apreciados, visto tratar-se de um intensificador do sabor, e por isso, torna os alimentos mais palatáveis. No entanto, podemos substituir parte do sal adicionado por ervas aromáticas (louro, salsa, manjericão, orégano, coentro, cebolinha, hortelã, alho, salsinha, açafrão da terra) e especiarias (caril, pimenta, açafrão, noz moscada, cravo da índia, canela). Quanto mais ervas e especiarias usarmos, menos sal vamos precisar!!!

O que substituir nos bolos?

Em casa sempre substituo a farinha branca pela integral (mais rica em microminerais e fibra). Para quem não gosta muito desse tipo de farinha pode-se mistura metade da receita de farinha branca e metade de farinha integral. Neste caso, a nível energético, os bolos (só farinha branca e o com farinha branca e integral) poderão ter valores semelhantes, no entanto, terá um teor de fibra bastante superior.

O que substituir nas sobremesas doces?

Uma coisa que devemos desmistificar é que sobremesa tem que ser doce! As frutas são ótimas opções. Principalmente as frutas cítricas, ricas em Vitamina C. Isto porque a Vitamina C ajuda na absorção do ferro, que geralmente obtemos nas principais refeições, como almoço e jantar.

Métodos culinários

Os métodos culinários utilizados determinam grandemente a qualidade nutricional dos pratos. Por isso, devemos optar por técnicas que envolvam menor quantidade de gordura como os cozidos, cozido a vapor, assados ou grelhados. Quando formos fritar algum alimento, evitar aqueles que fiquem imersos nos óleos, como os empanados. Preferir sempre aqueles que levam somente um fio de azeite ou óleo de canola para ficarem prontos!!!

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