Criando bons hábitos alimentares

 

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Olá pessoal!! Hoje é sexta -feira!!! Ebaaa!!! Já estamos no final de semana!!! mas nem por isso podemos descuidar do nossos pequenos, não é mesmo?! Criar bons hábitos alimentares é importante para a criança crescer com saúde, prevenindo diversas doenças futuras. Vamos conferir algumas dicas para ajudar o seu filho!

1. Antes de tudo, devemos planejar as refeições que vamos servir aos nossos pequenos. O dia deve ser composto de cinco a seis refeições e com os horários regulares, criando assim uma rotina para a criança.

2. Todas as refeições devem obedecer um horário fixo, lembrando sempre no bem estar da criança. Ela se acostuma com a rotina e acaba se alimento melhor. O ideal é que tenha um intervalo de 2 a 3 horas entre uma refeição e outra.

3. O tamanho e a porção de cada refeição deve respeitar a aceitação de cada criança! Lembrem-se sempre que as crianças não comem por vontade (como nós adultos!), elas comem por necessidade. O melhor é colocar uma porção pequena e se a criança quiser mais ela pede para repetir.

4. Quando a criança não comer todo o alimento oferecido, não substitua por outro! É muito comum vermos pais, hoje em dia, oferecer uma mamadeira, por exemplo, quando a criança não come muito. Cada refeição deve ser respeitada! Se seu filho não comeu bem no almoço, ele deverá comer somente na próxima refeição.

5. Devemos desmistificar que sobremesa é doce. Pelo contrário, o ideal é oferecer frutas como sobremesa e sempre estimular o consuma das mesmas.

6. Quando usado, o doce deve-se restringir aos finais de semana e NUNCA deve ser uma recompensa, e sim mais um item da refeição.

7. A ingestão de líquidos durante as refeições deve ser evitada, e quando oferecido, deve ser controlado na qualidade e quantidade. Dê sempre preferência a sucos de frutas naturais.

8. A água deve ser oferecida nos intervalos das refeições e sempre em abundância.

9. A criança deve ser acomodada em sua cadeira e fazer as refeições junto com a família. Lembrem-se que somo exemplos para nossos filhos, e por isso é importante que eles nos vejam comendo de tudo.

10. O horário das refeições deve ser silencioso e sem qualquer distração, como televisão, tablet, brincadeiras e jogos.

11. Sei que para muitas mães esse item é difícil, mas devemos estimular nossos pequenos ao tato com diferentes consistências. Portanto deixe que ele se lambuze! Não se preocupe com a sujeira nessa hora.

12. Devemos oferecer alimentos diferentes sempre, para que não haja monotonia e uma possível recusa. Se a criança não gostou de algum determinado alimento, volte a apresentá-lo alguns dias depois em um modo de preparo diferente.

Espero que as dicas tenham ajudado!!!

Beijos e um ótimo final de semana!!!

Imagem: google

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