Água é fundamental!

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Com esse imenso calor e com a falta de água que estamos vivendo, resolvi escrever sobre o porque ela é tão fundamental para todos. Cerca de 70% do peso de um organismo corresponde a água. Desses 70%, 50% correspondem ao líquido intra celular(LIC) e os outros 20% ao líquido extra celular(LEC).

As crianças possuem mais água corpórea do que os adultos, cerca de 80%, e o recém nascido pode chegar a ter mais água ainda. O organismo das crianças é mais vulnerável às variações da água, por isso elas são mais suscetíveis às circunstâncias que levam a desidratação, como diarréia, vômito ou privação da ingestão de líquidos. Pessoas obesas podem ter tão pouco quanto 25 a 30% de seu peso corpóreo em água.

A água ingerida é rapidamente absorvida. Ela tem também uma alta digestibilidade, e em cerca de 20 minutos após sua ingestão, ela já se encontra no intestino.

Fontes de água

Líquidos em geral (água com gás ou sem gás, bebidas dietéticas, bebidas gaseificadas, chás, leite, sucos, café e chimarrão).

Nos alimentos sólidos:

– 95 a 99% de água: gelatina, bergamota, laranja, repolho chinês, aipo, pepino, chuchu, alface e abobrinha.
– 90 a 94% de água: morango, brócolis e tomate.
– 80 a 89% de água: clara de ovo, queijo cottage, maçã e cenoura.
– 60 a 79% de água: maionese de baixa caloria, pudim instantâneo, banana, camarão, bife magro, costela de porco e batata assada.
– 40 a 59% de água: salsicha, frango, macarrão e queijo.
– 20 a 39% de água: pão, bolo, queijo cheddar e mingau de aveia.
– 10 a 19% de água: manteiga, margarina, maionese comum e arroz cozido.
– 5 a 9% de água: pasta de amendoim e pipoca.
– 1 a 4% de água: cereais prontos para comer

Estimativa de necessidade

A necessidade de ingestão de água para adultos pode ser calculada em torno de 30 a 35mL por quilograma de peso por dia. Sendo no mínimo 1.500mL por dia ou 1 a 1,5mL por quilocaloria. Além disso, é importante considerar que a necessidade de água varia de acordo com os alimentos que a pessoa ingere, com a temperatura e a umidade do ambiente, com o nível de atividade física e outros fatores.