5 dicas para manter uma alimentação saudável

dieta62

A maioria das pessoas já sabe que incluir vegetais e legumes diariamente nas refeições pode ser altamente benéfico ao organismo, manter uma dieta balanceada com alimentos de diferentes de diferentes grupos  não somente ajuda na manutenção do peso, mas também eleva a qualidade de vida. O que nem todos ainda tomaram consciência é que a má alimentação pode resultar não só em obesidade (considerando estética!), mas também em problemas sérios de saúde como hipertensão, diabetes, colesterol alto e até mesmo problemas cardíacos. Por isso, o melhor é incluir hábitos saudáveis no nosso dia a dia. Se, desde cedo, ensinarmos esses hábitos aos nossos pequenos, eles se tornarão adultos extremamente saudáveis!

1 – Evitar consumir carne vermelha

A carne vermelha possui alto teor de gordura e muitos resíduos tóxicos o que pode dificultar o metabolismo. Para manter uma alimentação balanceada, o ideal é ingerir no máximo três vezes por semana alternando o consumo com carne branca e peixe. Atualmente, há inúmeros estudos correlacionando o alto consumo de carne vermelha com câncer, principalmente de inetestino!

2 – Reduzir o consumo de laticínios integrais

Os laticínios integrais – queijos, manteiga, leite – também possuem muita gordura, o que pode causar problemas ao organismo. Nesse caso o ideal é substituir o leite integral pelo desnatado e consumir apenas queijos magros.

3 – Evitar grande quantidade de sal

Ingerir muito sal (ou cloreto de sódio) pode representar riscos à saúde. Além da retenção de líquido que ele provoca, o alto consumo de sódio é responsável por aumentar a pressão arterial causando a hipertensão, mal que atinge grande parcela da população e provoca alto índice de mortalidade no país. Em média, o brasileiro consome 6 gramas de sal por dia ou mais, sendo que o ideal seria de 2 a 4 gramas!

4 – Beber muita água

Essencial para a hidratação do corpo, beber muita água durante o dia pode auxiliar o organismo em diversos processos do metabolismo. Beber de 6 a 8 copos – cerca de 2 litros – por dia é importante para evitar cálculos renais, inchaços, hipertensão e desidratação da pele e dos cabelos. Além disso, o ato de beber água pode ser aliado de quem deseja emagrecer, já que proporciona sensação de saciedade e auxilia na digestão.

5 – Incluir uma porção de fruta em todas as refeições

As frutas possuem diversas propriedades benéficas ao organismo. O ideal é incluir uma fruta com casca em todas as refeições durante o dia. A ressalva fica para os sucos que, geralmente, perdem muito da propriedade nutritiva, pois além de se adicionar açúcar ou adoçante, elimina-se a casca – onde há maior concentração de fibras e vitaminas.

Fonte: http://www.fcmsantacasasp.edu.br

Imagem: google

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s