Tipos de Sal

La-sal-del-mediterraneo1
Qual a diferença do sal marinho? E o sal light? Qual é o melhor para o consumo? Ou todos os tipos de sal são iguais? Tanto na na gastronomia quanto na nutrição, a variedade do mineral tem uma grande diferença no resultado final da receita, seja no sabor ou na composição nutricional. Se no dia a dia usamos basicamente a versão do sal refinado, também conhecido como “de cozinha”, e o sal grosso, para churrascos, há diversos tipos de sais, trazidos dos lugares mais inusitados do mundo, para incrementarmos nossas receitas.

Todos eles são compostos majoritariamente por sódio, mineral importante na alimentação por ser responsável pelo equilíbrio hídrico do corpo e pelas contrações musculares, entre outras funções. O que os torna diferentes é a porcentagem desse sódio e também as outras substâncias que estão presentes, como enxofre, manganês e outros minerais. Quais são então os tipos de sais que podemos encontrar?

COMUM: conhecido também como sal de cozinha ou refinado, é aquele que costumamos comprar no supermercado e usar no dia a dia para temperar os alimentos. Seu teor de sódio é de 40%.

SAL GROSSO: é o preferido dos churrasqueiros. É o produto bruto, extraído da salmoura do mar e não é refinado. Seu teor de sódio é de 40%.

SAL MARINHO: é visto como o mais puro sal, tem quase toda sua composição de cloreto de sódio, pois é extraído da evaporação da água do mar. Simplesmente é o sal de cozinha antes de ser refinado! Seu teor de sódio é de 42%.

LIGHT: ele tem um teor de sódio bem menor, quando comparado ao sal comum. Apresenta um sabor mais amargo e menos salgado. É mais indicado para pessoas hipertensas, já que possui somente 18 % de sódio, mas para pessoas com problemas renais, o risco é o meso, pois mantém o cloreto de potássio.

FLOR DE SAL: é feita com cristais retirados da camada superficial das salinas, é utilizada para finalizar pratos. Deve ser usada com cuidado devido ao excesso de sódio, magnésio, iodo e potássio. Seu teor de sódio é de 45%.

SAL ROSA DO HIMALAIA: é considerado um dos mais puros sais, e deixa um sabor suave nos alimentos. Sua cor salmão é por causa da composição mineral de manganês e ferro. Tem a metade da concentração de sódio dos outros sais, portanto é ótimo para os hipertensos. Seu teor de sódio é de 23%.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s