Por que consumir produtos da safra?

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Você sabia que o Brasil é um dos países que mais consome agrotóxicos no mundo? Isso porque temos a “vantagem”, por causa do nosso clima, de encontrarmos os alimentos mais variados durante o ano todo. Dentro dessa triste realidade, o que podemos fazer para muda???? Uma das alternativas é CONSUMIR OS ALIMENTOS DA ÉPOCA!!!!

As frutas e verduras típicas de cada estação, são mais naturais, suas vitaminas e minerais estão em concentrações maiores (isto porque foram respeitadas suas épocas de maturação), consequentemente, são menos susceptíveis as pragas, exigindo assim um uso bem reduzido de agrotóxicos, que invariavelmente contaminam lagos, rios e lençóis freáticos, entre muitos outros pontos de relevância. Além do benefício nutricional, as frutas e legumes da época são mais baratos, e, portanto, ajudam na economia financeira.

Mas lembrem-se, apesar de terem menos agrotóxicos, eles precisam ser higienizados do mesmo jeito!!!!

Imagem: google

Quais erros não podemos cometer na educação alimentar dos nossos filhos

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  1. Dizer Sempre Sim: A criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. Devemos deixar esse sim para algumas situações em que podemos ser mais liberais.
  2. Lanches Fora de Hora: o ideal são 6 refeições diárias e evitar as beliscadas fora desses horários.
  3. Oferecer Comida Como Recompensa: “ Coma toda a sopa para ganhar a sobremesa”. Passa a idéia de que tomar sopa não é bom e que a sobremesa é que é o máximo.
  4. Ameaçar Castigos para Quem Não Cumpre o Combinado: “ Se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Isso somente vai aumentar o ódio que a criança sente das saladas.
  5. Brincadeiras na Mesa: Hora de comer é hora de seriedade, evitar fazer aviãozinho. Muito mimo é sinônimo de muita manha.
  6. Ceder ao Primeiro Não Gosto Disso: a criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Cada um pode comer o que quiser, mas pelo menos, experimentar não custa nada. E esse experimentar deve ser, no mínimo, 3 vezes; e se possível, em preparações diferentes.
  7. Substituir Refeições : Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.
  8. Tornar a Ida a Uma Lanchonete, Um Programão : A comida de casa fica meio sem graça.
  9. Servir Sempre a Mesma Comida : A criança só toma iogurte, então passa o dia todo tomando iogurte. Vai enjoar e faltará inúmeros nutrientes.
  10. Dar o Exemplo: Não adianta mandar tomar sucos e somente beber refrigerantes.
  11. Lembrar-se sempre que somos nós que temos o poder de compra. Portanto, se não tiver guloseimas, a criança não irá comer!

 

Fonte: ABESO – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica

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