QUAIS ALIMENTOS AS CRIANÇAS LEVAM PARA A ESCOLA?

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Você saberia dizer quais são os alimentos mais consumidos pelas crianças brasileiras na hora do lanche? Não?! Pois pasmem: eles não primam pelo alto valor nutricional. Ao contrário.   Uma pesquisa que envolveu uma detalhada investigação da lancheira de 800 estudantes do ensino fundamental em escolas particulares, revelou excesso de gorduras e açúcar – e falta de vitaminas, fibras e sais minerais. As nutricionistas Eliana Zacarelli e Hellen Coelho, da Universidade de São Paulo, conduziram o estudo. Elas avaliaram cada um dos alimentos trazidos pelas crianças às escolas. Para se ter uma ideia, o campeão da lista, a bisnaguinha, tem o dobro de gorduras de um pão de forma comum. Com base em vários desses cálculos, as especialistas sugerem “trocas realistas” (leia-se: um tipo de pão por outro – e não por chuchu ou acelga). Isso pode ajudar a melhorar hábitos alimentares – e a deixar as crianças longe da faixa do sobrepeso, caso de 10% delas no Brasil.

Bisnaguinha

Consumo diário, segundo a pesquisa: três pães
Calorias (em kcal)*: 150
Comentário: contém o dobro de gorduras de um pão de forma tradicional – pesando 30% menos. Resultado: as crianças comem, em média, pelo menos três delas num lanche. Além disso, faltam-lhe fibras – úteis na digestão e na prevenção do colesterol ruim (HDL). Os estudos apontam uma deficiência delas na dieta das crianças
Troca sugerida: pão de forma integral, melhor ainda se for enriquecido com grãos. De todos, é o que tem a maior concentração de fibras – mais que o triplo da bisnaguinha –, com 25% menos gordura.

Biscoito recheado de chocolate

Consumo diário, segundo a pesquisa: três biscoitos
Calorias (em kcal): 140
Comentário: a presença de gordura trans é o que chama mais atenção no rótulo. Em três biscoitos, há quase o dobro do que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece como limite diário para uma criança. O mesmo ocorre em relação ao açúcar. Na porção consumida estão 40% do total recomendado. Sim, ainda restam vitaminas e minerais – mas em porções irrelevantes. Para obter o suprimento de cálcio ideal, por exemplo, seria necessário comer algo como quarenta biscoitos num dia
Troca sugerida: biscoitos sem recheio, porque é nele que está concentrada a gordura trans, usada para conferir cremosidade. Os de massa seca (leia-se: maisena, aveia, leite) são ainda menos gordurosos.

 

Suco de frutas artificial

Consumo diário, segundo a pesquisa: 200 ml
Calorias (em kcal): 100
Comentário: com uma caixinha, as crianças consomem em torno de quatro colheres de sopa de açúcar – um exagero. Na comparação com um suco natural, os artificiais não têm mais do que 20% dos nutrientes. Isso se eles preservarem a polpa da fruta
Troca sugerida: só há um jeito de fugir do excesso de açúcar e da escassez de vitaminas – optar por sucos naturais.

Bolo industrializado

Consumo diário, segundo a pesquisa: uma fatia pequena ou uma unidade
Calorias (em kcal): 240
Comentário: alguns desses bolos chegam a ter (por fatia ou unidade) quatro vezes mais gordura do que o limite diário estabelecido pela OMS. Não se ganha nada ao escolher os de sabor de fruta. Ao contrário. Para que o extrato dela se torne um creme, é preciso adicionar doses extras de gordura
Troca sugerida: o bolo caseiro sem recheio. A diferença fundamental está no corte de gorduras. Elas são, em média, 20% menos do que nas versões industrializadas.

 

Bebida de soja
Consumo diário, segundo a pesquisa: caixinha de 200 ml
Calorias (em kcal): 80
Comentário: é um erro comum pensar que as bebidas à base de soja substituem o leite. Elas fornecem menos aminoácidos essenciais para o funcionamento do organismo e ainda 91% menos cálcio. Algumas são até enriquecidas com o mineral, mas mesmo essas têm um problema: o tipo de fibra presente na soja impede a absorção de 70% do cálcio adicionado.
Troca sugerida: o leite comum semidesnatado. A lactose, afinal, ajuda na absorção do cálcio.

* valores médios

Fontes: IBGE e Sociedade Brasileira de Endocrinologia

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